The Apartament / Se meu apartamento falasse (1960)

Com exceção de A lista de Schindler, estamos falando do  última obra em preto e branco que ganhou o Oscar de Melhor Filme. Se meu apartamento falasse é um clássico cinematográfico e uma das obras-primas de Billy Wilder.

É engraçado, literalmente “engraçado. Essa película é um filme em que você não vai morrer de rir. Existem alguns momentos bem engraçados, mas também não são aqueles que você vai dar a maior gargalhada do mundo. Esse filme de 1960 e ganhador de 5 estatuetas do Oscar faz piadas inteligentes sem cair no ridículo.

Em grande parte graças a Wilder. Ele era um gênio da direção (8 indicações a Melhor Diretor) e do roteiro (12 indicações a Melhor Roteiro) que se foi em 2002. Para ser mais exato, tinha parado as atividades em 1981. Esse austríaco conseguia dirigir comédias, dramas, suspensa, guerra, tudo. Não por menos, Se meu apartamento falasse é  uma comédia-romance extremamente bem dirigida. Se você assiste o filme, deitado no sofá, tem momentos em que você se levante e coloca a cabeça mais perto da tela. Sabe como é?

Ainda acredito que Quanto mais quente melhor, que também tem Jack Lemmon no elenco (excelente nos dois), é mais engraçado. Até porque dei gargalhadas mais fortes. Todavia, bem, nem deveria dizer “todavia”.  Pois é claro que o filme em pauta é um clássico e tudo mais.

Deixe um comentário