Guess Who’s Coming to Dinner / Adivinha Quem vem para Jantar (1967)

256053.1020.A

Em 2005, tentaram fazer uma nova versão de Guess Who’s Coming to Dinner, filme clássico de 1967 estrelado por Hepburn, Tracy (sua última película) e Poitier. A empreitada não foi bem recebida pela crítica, também seria difícil o contrário, já que se tentou a refilmagem de uma obra-prima com o patético Aschton Kurtey e outros atores de segunda mão.

Antes de tudo, o original foi produzido em uma época onde o casamento inter-racial ainda era proibido em 17 estados norte-americanos e um ano antes do assassinato de Martin Luhter King. Isso significa que existia toda uma atmosfera sócio-política por trás da película, o que já lhe dava um significado bastante especial. O tema era um tabu, porém, a forma como o roteiro foi conduzido (o filme pode ser considerado drama-comédia) é considerada bastante leve.

Além disso, e já saindo um pouco da discussão sobre a temática racial, esse é o último filme de Spencer Tracy, primeiro ser humano a ganhar dois Oscars seguidos. Duas semana depois de terminadas as filmagens, um dos maiores atores da história do cinema mundial viria a falecer.

Por isso, é importante colocar que o choro de Katherine, no final da película, durante o discurso do personagem de Tracy, é de verdade e não foi programado de maneira alguma. Ela sabia que esse seria o último filme que faria junto com seu companheiro de longa data. Para ser ter uma idéia da situação, Spencer estava tão doente na época das filmagens,  que nenhuma seguradora queira assumir o filme. Resultado, Hepburn e Kramer, o diretor do longa, tiveram que juntar parte dos seus salários para que caso Spencer falecesse durante a produção, um outro ator pudesse ser contratado. Em particular, Katherine Hepburn nunca assistiu ao filme depois de finalizado, ela alegou que seria muito doloroso.

Por essas e outras Adivinha quem vem para jantar é um clássico!

Anúncios

Uma resposta to “Guess Who’s Coming to Dinner / Adivinha Quem vem para Jantar (1967)”

  1. Rosana Says:

    Gostei muito de ler. Algumas coisas eu já tinha lido – esse detalhe de nenhuma companhia querer segurar o filme, mas eu não lembrava e foi muito bom atualizar as informações e as lembranças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: