Tema de Filme (IRA – Irish Republican Army)

Filmes sobre o IRA, ou melhor, que envolvem esse grupo de alguma forma. É  um tema bastante interessante, sobre o qual foram realizados boas produções. Entretanto, espera-se que esse não seja mais um tema atual. Afinal, depois dos últimos acordos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte, existe a esperança de que haja uma paz duradoura na região. Assim, o Exército Republicano Irlandês (Irish Republican Army) não precisa mais ser um ator importante na história política da região do Ulster.

Primeiramente,  vou falar de dois filmes que têm o grande Daniel Day-Lewis no elenco. Há Em Nome do Pai, 1993. Ótimo filme, baseado em uma história real, onde Lewis (em sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator) é injustamente acusado, e condenado, junto com seu pai, por um atentado que não cometeu. Também tem O Lutador, 1997, que é mais especificamente voltado para o IRA. Onde depois de ter passado vários anos na prisão, um ex-boxeador (Day-Lewis) tenta reconstruir sua a vida ao lado de um antiga namorada. Todavia, os fantasmas do passado (incluindo o IRA) reaparecem.

Mães em Luta, 1996, com Helen Mirren, retrata a batalha travada por algumas mães que desejavam um  tratamento mais digno para os seus filhos, integrantes presos do IRA. Também é baseado em uma história real. Muito bom!

Todos esses filmes citados até agora tiveram a participação de Terry George e Jim Sheridan, se revezando como diretor, roteirista ou até mesmo produtor. O primeiro, por ter nascido em Belfast, capital da Irlanda do Norte, retratou muito bem os problemas vividos na região. Por sua vez, (extremamente conhecido como diretor de Meu Pé Esquerdo, 1989) o segundo nasceu e se criou em Dublin, capital da República da Irlanda.

Continuando, deve-se citar Traídos Pelo Desejo, 1991, do também diretor irlandês Neil Jordan. Nesse filme, Stephen Rea (nomeação ao Oscar de Melhor Ator pelo papel) é um integrante do IRA que se sente no dever de  visitar a namorada de um soldado britânico assassinado pelo seu grupo. Ao longo da obra, uma  revelação de um dos personangens principais me provocou uma surpresa tremenda! Porém, não vou contar detalhes.

Inimigo íntimo, 1997, do diretor A. J. Pakula, e com Harrison Ford e Brad Pitty no elenco, mostra um jovem integrante do IRA (Pitty) que, fugindo das autoridades britânicas, se hospeda na casa de um policial honesto (Ford) de Nova York. Esse então passa a tratar o jovem como se fosse seu  próprio filho. Porém, Brad Pitty tem um interesse maior por trás de sua fuga para os EUA, que é contrabandear armas para o IRA.

Domingo Sangrento, 2002, coloca de forma real os acontecimentos do dia 30 de janeiro de 1972. Quando soldados britânicos atiraram de forma covarde em um grupo de manifestantes pelos direitos humanos na cidade de Derry. Esse episódio marcaria o início do renascimento do IRA e o começo da guerra civil no país.

Por fim, gostaria de falar um pouco sobre Ventos da Liberdade, 2006, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes. A história retrata dois irmãos que juntos lutam pela independência da Irlanda (Para quem não sabe, o IRA foi criado durante o processo de luta contra o Reino Unido). Todavia, eles vão acabar por se ver em lados opostos devido a forma como essa é alcançada. Resumidamente, é um ótimo filme que conta no elenco com Cillian Murphy, um dos mais jovens e proeminentes atores irlandeses dos últimos tempos.

Anúncios

3 Respostas to “Tema de Filme (IRA – Irish Republican Army)”

  1. Luís Evandro F. Says:

    PORQUE ESTE NOME IRA DEUS SE GLORIA COM AIRA DE HOMENS E DE EXERCITOS DEUS NÃO LUTA DEUS ABOMINA GUERRAS, FOME E DESIGUALDADES SOCIAIS POLITÍCAS, E PRINCIPALMENTE RELIGIOSAS ENTRE PROTESTANTES E NÃO PROTESTANTES.
    DIÁLOGO. AMOR COMPPREENSÃO RESPEITO, IGUALDADE PARTILHA AI SIM TERA PAZ E SOCIEDADE JUSTA NESTE MUNDO TÃO CAPITALISTA E ETC…

  2. Ernani Domingues Says:

    Você é ridículo meu caro!
    Vá pregar em outra freguesia.

  3. klebermendes Says:

    Muito interessante, gostei bastante do texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: