To Kill a Mockingbird / O Sol é Para Todos (1962)

Um dos maiores filmes de todos os tempos! No gênero drama-tribunal, não seria injusto colocá-lo  em primeiro lugar.

Nessa bonita história, com uma forte conotação de valores, Atticus Finch (Gregory Peck, possivelmente no filme mais marcante de sua carreira) é um honesto advogado no Alabama racista da década de 30. Sua tarefa, defender um homem negro (Brock Peters) acusado, injustamente, de ter estuprado uma mulher branca. Como não poderia deixar de ser, nessa empreitada ele vai até o fim, mesmo que isso custe a inimizade de grande parte da cidade contra ele e seus filhos.

Peck interpreta um típico “herói”, dos muitos que existem e não são reconhecidos.  Eu falo isso, porque ele faz  o espectador ver que um “herói” é realmente aquele que não conseguiu “fugir”. Porém, não por não ter condições de “correr”, mas sim porque quis ficar (forçado pelos seus valores).

No filme… o “valor” passado por Finch é “simples”, embora nem sempre aplicado no mundo real. É o de que qualquer pessoa, seja ela quem for, deve ter os mesmos direitos de todos os outros.

Para finalizar, podemos dizer que toda essa emocionante história é coroada com uma forte música-tema do grande Elmer Bernstein.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: