It’s a Wonderful Life / A felicidade não se compra (1946)

Não foi um sucesso de bilheteria, mas certamente marcou a carreira tanto do protagonista, James Stewart, quanto do brilhante diretor Frank Capra. A felicidade não se compra conta a história do homem prestativo, cidadão e bom pai de família tentando levar a vida pelo caminho mais difícil, o da honestidade e solidariedade para com o próximo. Por isso, ao longo do filme, a realidade não é fácil para George Bailey (Stewart), que muitas vezes tem que se desfazer de seus sonhos pela felicidade de outros.

Em certo momento, George pensa que sua vida de nada valeu, nem para si, nem para os outros. Todavia, Capra nos apresenta a sua visão de qual é a verdadeira riqueza que um homem pode ter, mostrando que seu protagonista é na verdade o homem “mais rico da cidade”. Uma bonita história das muitas que esse diretor soube contar.

Uma das melhores obras da história do cinema!… e olha que eu estou longe de encontrar-me sozinho nessa afirmação.

Esse é o meu filme preferido de Capra e encontra-se em dez melhores que já presenciei na minha vida, não tenho a menor sombre de dúvida!

Viva George Bailey! O homem mais rico da cidade!

Viva Capra! Viva Stewart!

Deixe um comentário

